As nossas frutas

Cajá
Com origem na Polinésia mas já bem adaptado ao Brasil, o cajá ou cajá-manga (Spondias dulcis) é um fruto com boa aceitação no paladar brasileiro. Com seu sabor forte, doce e azedinho, é amplamente consumido em várias regiões do Brasil, em especial no Nordeste, em diferentes preparações. Se apresenta com formato cilíndrico, com 6 e 10 cm de comprimento, pesando cerca de 150 g, casca amarela com manchas escuras e semente grande, fibrosa e espinhosa. Sua polpa é bem amarela com sabor agridoce, muito aromática.

Jabuticaba
Super fruta que encanta os gringos, a jabuticaba vem direto do caule da jabuticabeira. É uma planta da família das mirtáceas (Myrciaria cauliflora ou Plinia cauliflora), e pode atingir 15 metros de altura, mas já existem variedades de porte médio, que não crescem mais que 4 metros.
A planta é brasileiríssima, nativa da Mata Atlântica, então é comum encontrá-la nos estados das regiões Sudeste e Sul do país e em alguns locais do Nordeste, mas também encontramos plantações em Goiás. É uma das frutíferas mais cultivadas nos pomares domésticos, e só nos últimos anos o cultivo industrial vem se destacando.

Manga
Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a manga tem origem asiática, mas gostou no nosso clima e se espalhou por todo o Brasil. Fruto da espécie Mangifera indica, a manga tem sabor, cheiro e suculências marcantes. No Brasil ela é mais consumida in natura, mas a fruta é ótima em várias preparações, como no nosso Chutney, onde ela divide o espaço com o cajá. É uma fruta bem colorida, e sua casca pode apresentar tons de amarelo, laranja, vermelho e verde, que na verdade dependem da exposição ao sol. Existem muitas variedades de manga (até já postamos sobre isso no nosso Instagram, já viu?) com diferentes características.

Maracujá
O maracujá é uma das plantas nativas brasileiras mais consumidas Brasil, com nome científico Passiflora edulis. Também é chamado de fruta-da-paixão, como é conhecido em outros idiomas (passion fruit).
A planta é cultivada principalmente nos estados do sudeste e nordeste brasileiro, dando frutos entre 5 e 9 meses após o plantio.
Curiosidades: a fecundação de uma flor de maracujá só funciona com o pólen de outra planta, então se você for plantar maracujá em casa, plante duas mudas próximas. Existe uma variedade de maracujá de casca roxa, mas a polpa ainda é amarelo-alaranjada.