top of page
Jader Calixto

Bebidas fermentadas

Atualizado: 18 de out. de 2021

A fermentação é um processo natural que envolve a ação de bactérias e/ou fungos sobre um alimento. Era utilizada como método de conservação de alimentos, permitindo que as pessoas armazenassem certos alimentos e os consumissem em outras estações. Até cerca de 100 anos atrás, a maioria dos produtos fermentados ainda era feita de forma totalmente natural, apenas pela ação do tempo e desses “bichinhos”. Mas mesmo sendo uma técnica que ocorre naturalmente, a ação do ser humano pode ser decisiva para o resultado final, direcionando a fermentação para o produto ficar do jeito que a gente quer, fornecendo as características desejadas.



“As mais populares, interessantes e importantes bebidas são fermentadas” disse Alex Lewin, em seu livro Real Food Fermentation. Apesar de ser uma afirmação bem ousada, basta olhar o caso de algumas bebidas fermentadas para entender porque a fala de Lewis faz todo o sentido. Entre alguns produtos fermentados que você deve conhecer estão vinho e cerveja, derivados de leite, vinagre, picles e até mesmo os queridos chocolates e cafés! Esse processo já foi tão importante para história da humanidade que é até difícil pensar nos dias atuais sem eles.


Além das bebidas fermentadas tradicionais, vem crescendo o interesse na utilização de frutas variadas e de chás como base para a fermentação. Bebidas de frutas naturalmente gaseificadas e Kombucha são alguns exemplos. Esse recurso pode melhorar o valor nutricional do alimento, além de conseguir ampliar seu prazo de validade, o que é ótimo pois pode até mesmo eliminar o uso de conservantes.


Conseguir uma produção maior (produção em larga escala diminui os custos de fabricação) sem perder as características dos produtos feitos artesanalmente é um dos maiores desafios futuros para os produtores de alimentos fermentados – em especial as bebidas. Esse dilema é ainda mais significativo hoje, com o recente aumento da busca dos consumidores por alimentos mais saudáveis e ecologicamente corretos. E é esperado que este setor se torne cada vez mais popular. Por isso, se ainda não experimentou, não perca mais tempo!


E você, já provou o kombucha ou um refrigerante natural? Já fez seu próprio kefir? Conta aqui pra gente! E fique atento às novidades que traremos para vocês.


Quer saber mais?

Lewin, A. Real Food Fermentation: Preserving Whole Fresh Food with Live Cultures in Your Home Kitchen. Quarry, 2012.

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page