top of page

Como funcionam os sabores?

  • Foto do escritor: Nina James
    Nina James
  • 1 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Ao provar um alimento, é fácil perceber se ele estava gostoso ou não, mas você já parou pra pensar em como sentimos esses gostos? Nossa língua possui os chamados “botões gustativos” (entre 7.500 e 12.000 deles). Eles são responsáveis pela percepção e definição do gosto dos alimentos.

Já é bem aceito que nossa língua percebe cinco gostos diferentes: doce, salgado, ácido, amargo e umami. E na verdade, esses gostos são percebidos pela língua toda, e não apenas em áreas específicas como se pensava antigamente.

Umami significa “gosto saboroso e agradável”. É sentido na língua quando comemos alimentos que contém aminoácidos (componentes formadores das proteínas) e foi descoberto há mais de 100 anos no Japão, mas só foi aceito como quinto sabor no ano 2000. Ele pode se sentido em diversos alimentos, como leites, tomates, queijo parmesão, peixes, cogumelos e carnes.


É importante destacar que “gosto” e “sabor” são coisas diferentes. O gosto se refere apenas ao sentido do paladar, na língua. Seria algo como provar um alimento tampando o nariz. Já o sabor inclui a combinação do paladar (gosto) e do olfato (cheiro) dos alimentos. Faça o teste em casa! No seu próximo lanche, experimente tampar o nariz na primeira mordida, e compare com uma mordida normal.


Os sabores possuem grande importância na alimentação e na gastronomia. Desde sempre as pessoas testam combinações de alimentos para encontrar os melhores sabores, aqueles que estimulam nossos sentidos de forma positiva e nos roubam um sorriso. Algumas combinações que parecem estranhas à primeira vista podem ficar extremamente saborosas.


A culinária agridoce, por exemplo.



A combinação equilibrada dos sabores ácido e doce no mesmo alimento surgiu no oriente e se popularizou nas cozinhas ao redor do mundo. É uma combinação muito apreciada nas culinárias alemã e asiática. E antes que você faça caretas para essa ideia, lembre-se que o catchup é um molho agridoce.


O agridoce é utilizado para incrementar carnes, peixes, saladas e várias outras receitas. Essa combinação possui também benefícios à saúde, visto que os nutrientes dos alimentos se complementam, criando uma dieta rica e balanceada.


Como nosso Molho Potybá, um molho agridoce feito à base de frutas nativas brasileiras.


Ficou curioso? Dê uma olhada no nosso site ou nossas redes sociais! Levamos os sabores de frutas brasileiras na forma de molho até a sua casa. Peça já!


Referências:

Taste Perception and Integration - https://doi.org/10.1016/B978-0-08-100295-7.00004-9

Taste perception in humans - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK10833/

Combinações improváveis (e deliciosas) de alimentos - https://blog.superandreazza.com.br/combinacoes-improvaveis-e-deliciosas-de-alimentos/

3 Comments


Dra. Renata Ávila
Dra. Renata Ávila
Jun 03, 2021

Que conteúdo incrível! Amei!♥️

Like

Renata Mariano
Renata Mariano
Jun 02, 2021

Que conteúdo embasado Nina, muito bom. Quando vai começar a entregar em outros municípios?

Like
ninakatia
Jun 02, 2021
Replying to

Oi Renata, que bom que gostou! Eu tô mandando pelos correios, pode fazer seu pedido! 😄

Like

©2020 por Potybá. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page