top of page
Mariana M. S. Costa

Conhecendo frutas nativas e compostos bioativos

Atualizado: 18 de out. de 2021


cupuaçu
Cupuaçu encontrado em feira no Rio de Janeiro

Você já percebeu que cada vez mais as pessoas têm buscado se alimentar melhor? Pois é, hoje em dia a busca por alimentos saudáveis está em alta porque a população está se conscientizando da importância de uma boa alimentação para conseguir viver melhor. Um tipo de alimento que tem sido bem procurado são as frutas nativa. Chamamos de “frutas nativas” aquelas que existem em nosso país há muito tempo, desde antes dos portugueses chegarem aqui. Essas frutas, além de possuírem sabores exóticos, são ricas em compostos bioativos.


Mas, o que são compostos bioativos?


Os compostos bioativos são um grupo de substâncias que estão presentes em pequenas quantidades nos alimentos e que, embora não tenham funções essenciais, ou seja, sua falta não provoca doenças, ajudam a preveni-las. Eles promovem benefícios adicionais à saúde contra doenças crônicas, como diabetes, obesidade, colesterol alto etc. Alimentos que contém compostos bioativos podem ser chamados de alimentos funcionais. Alguns exemplos de compostos bioativos são os grupos carotenóides, compostos fenólicos, antocianinas, a famosa vitamina C e outros. A maioria possui atividade antioxidante.


Variedades de compostos bioativos são encontrados em todas as frutas, mas especialmente nas frutas nativas que, por isso, são uma ótima opção para quem procura melhorar a alimentação. Infelizmente, algumas dessas frutíferas são encontradas exclusivamente nas florestas, e com o desmatamento crescente, estão entrando em extinção. Algumas dessas frutas já são bem conhecidas, como jabuticaba, açaí, abacaxi, maracujá, caju, pitanga e muitas mais. Entretanto, existem outras que ainda não ganharam tanta popularidade, como por exemplo cajá, pequi, grumixama, uvaia, cagaita, guabiroba, araçá... Você já provou alguma delas?


maracujá
Variedade de maracujá vermelho

Frutas com coloração amarela ou alaranjada, como taperebá, guabiroba, buriti, pequi, cajá e manga, são ricas em carotenóides, que são substâncias que possuem capacidade antioxidante e fotoprotetora. A vitamina C está presente na maioria das frutas, mas o camu-camu se destaca por sua concentração 20 vezes maior que a acerola. Claro que ele é bem azedo, mas fica ótimo em sucos, geleias e sorvetes! Muitas frutas nativas são ricas em uma grande variedade de compostos fenólicos (que, inclusive, são ótimos antioxidantes). Entre elas podemos citar cambuci, cajá, camu-camu, açaí, taperebá e graviola. E, por fim, as antocianinas podem ser encontradas em frutas de cor roxa ou violeta escura, como açaí, jabuticaba, morango silvestre, pitanga preta e grumixama.


Deu pra perceber que as frutas nativas possuem muitos benefícios para a nosso corpo, não é? Além de serem ricas em vitaminas e fibras, são ricas em compostos bioativos. Os sabores exóticos e deliciosos ainda são um bônus! E elas podem ser consumidas cruas ou utilizadas de várias formas na culinária, como na preparação de sucos, sobremesas, marinados e até molhos. Que tal uma sugestão de refeição composta por uma fruta nativa? Lombo ao molho de jabuticaba com batatas ao murro. A Potybá oferece nosso molho agridoce em dois sabores: jabuticaba e maracujá. Essa refeição vai surpreender seus convidades com um sabor novo e benefícios à saúde! Experimente e descubra os vastos sabores dessas iguarias que possuímos em nossas terras!


Conta pra gente quais as frutas nativas de que você mais gosta, quais lembram sua infância e de qual você sente mais falta!



Quer saber mais?


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page