Você já deve ter começado a ver nos rótulos dos alimentos industrializados uma lupa com aviso de alto conteúdo em gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio. Mas sabe o que é isso?
O rótulo dos alimentos é a principal forma do fabricante se comunicar com você, consumidor. É ali que ele avisa o que tem dentro desse pacotinho que você vai levar para casa. Mas muita gente não lê os rótulos porque acha muito complicado.
Para facilitar nossa vida, após anos de discussão com cientistas, nutricionistas e outros interessados em ajudas as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis, a ANVISA decidiu mudar a legislação dos rótulos e criou essa nova rotulagem de alimentos. Essas mudanças começaram a valer em outubro de 2022, e agora, um ano depois, ainda tem muita gente que não entendeu as mudanças.
A mudança mais visível é a presença dessa lupa com retângulos pretos, que chama atenção para o excesso de gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio nos alimentos. Já sabemos que esses três podem ser os grandes vilões da alimentação se consumidos em excesso, certo? O propósito da lupa é justamente chamar sua atenção para que você possa refletir melhor sobre sua alimentação.
Segundo as novas regras, um alimento deve apresentar essa lupa para cada componente se o produto alimentício tiver mais do componente que o limite mostrado na tabelinha abaixo:
Gordura saturada é um tipo de gordura mais rígida que pode aumentar o nível de colesterol ruim e e, quando em excesso, tem sido ligada a doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. 6g de gordura saturada equivale a uma colher de sobremesa de banha de porco.
Açúcar adicionado significa que não é o açúcar natural dos alimentos, foi adicionado açúcar de cana, como quando fazemos um bolo em casa. Seu consumo em excesso tem sido ligado a doenças como obesidade, problemas cardiovasculares, hipertensão, câncer e diabetes, além de aumentar o nível geral de inflamação no organismo, provocando dor crônica, fadiga, problemas digestivos e problemas de pele. 15g de açúcar equivale a 1 colher de sopa cheia.
O sódio, encontrado no sal de cozinha, quando consumido em excesso pode provocar pressão alta, AVC (derrame), demência, osteoporose, inchaço no corpo e ainda pode aumentar o risco de várias doenças. 600 mg de sódio equivale a 1 ½ sachê de 1g de sal.
Lembrando que essas quantidades são uma recomendação por 100g de alimento industrializado. Mas, qual a recomendação diária desses componentes? Como saber se você está se alimentando bem, sem excessos desses componentes perigosos?
A tabela mais utilizada para recomendação diária de nutrientes é a tabela da FDA, Food and Drug Administration, órgão governamental dos EUA que faz o controle de alimentos e medicamentos, a ANVISA dos americanos. A última atualização dessa tabela recomenda os seguintes valores para consumo diário:
Para termos uma alimentação saudável precisamos saber o que estamos comendo. Leia o rótulo! Alimentos industrializados nem sempre são ruins. Os principais objetivos da industrialização de alimentos são conservar os alimentos por mais tempo e facilitar a vida das pessoas. Hoje em dia, um terceiro objetivo é fazer isso oferecendo um alimento saudável e de qualidade.
Lembrando que uma alimentação saudável aliada a uma rotina de exercícios é o segredo para uma vida longa e confortável.
Comente aí se você lê o rótulo dos alimentos que você consome!
Leitura recomendada:
Guia alimentar para a população Brasileira – Ministério da Saúde
Valores diários recomendados pelo FDA (em inglês)
A importância de ler o rótulo dos alimentos – Análise crítica de uma nutricionista
Comentarios