top of page

Qual o melhor tipo de açúcar?

  • Foto do escritor: Nina James
    Nina James
  • 6 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

O açúcar é um alimento produzido a partir do processamento da cana-de-açúcar (ou da beterraba, e mais recentemente, de outros vegetais). Os diversos tipos encontrados no supermercado tem diferentes graus de processamento e refino.

A regra geral é: “Quanto mais escuro, mais vitaminas e minerais ele contém e, portanto, este é o mais saudável”. Da mesma forma, quanto mais branco, mais o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, que é o refinamento.


E qual a diferença entre eles?

- O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração da cana-de-açúcar, retirado após o cozimento da cana. Como não é refinado, apresenta sabor encorpado e coloração escura. Contém minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, e algumas vitaminas. - O açúcar cristal e o demerara vem da concentração do caldo de cana clarificado. O processo de clarificação consiste na utilização de aditivos químicos para obtenção de um caldo claro, brilhante e transparente. Quando a clarificação é feita por calagem simples (apenas adição de cal), obtém-se o açúcar demerara (com partículas regulares e coloração amarelada). Por outro lado, se além da calagem for feita a sulfitação (adição de enxofre), obtém-se o açúcar cristal (transparente e com alto brilho). Basicamente, estes processos são realizados para a remoção de pigmentos, proteínas, carboidratos e outras substâncias que tornam o caldo opaco, escuro e viscoso. Após a clarificação ocorre a sedimentação, filtração e remoção dos resíduos. O caldo é então evaporado e se obtém o açúcar sólido. O açúcar demerara possui ainda um alto valor nutricional, parecido com o do açúcar mascavo. O cristal perde 90% dos minerais e vitaminas, em relação ao mascavo. - O açúcar refinado é o mais conhecido e utilizado. Durante o processo de refinamento, são acrescentados alguns aditivos químicos, como enxofre, para dar a coloração branca. Nesse processo, porém, a maioria das vitaminas e sais minerais são perdidos.

- O açúcar de coco é um substituto para o açúcar da cana e é extraído do néctar das flores do coqueiro, não passa por refinamento e nem recebe conservantes. Possui potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Além disso apresenta menor índice glicêmico pois é digerido mais lentamente.


-O açúcar light, também conhecido por fit ou magro, é uma mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais. É menos calórico que o açúcar, mas não contém nutrientes e não pode ser considerado saudável e ainda deve ser consumido com cautela.

A maior parte da composição dos açúcares é sacarose, que confere o sabor doce aos alimentos. Os açúcares mais processados tem maior grau de pureza e por isso seu poder adoçante é maior. Os sabores dos açúcares mascavo e demerara são uma limitação sensorial, do ponto de vista do consumidor, já que alteram significativamente o sabor dos alimentos preparados.


Lembrando que todos os tipos de açúcares são bastante calóricos, tem o poder de aumentar muito rapidamente a glicose no sangue e devem ser consumidos com moderação. Diabéticos não devem consumir nenhum tipo de açúcar, a não ser que tenha sido indicado pelo seu médico ou nutricionista.


E como tudo na vida, o segredo é moderação. O consumo excessivo do açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas, especialmente em indivíduos com fatores de risco cardiovasculares.


Importante: Os aditivos utilizados na clarificação são removidos e a presença de alguns resíduos é avaliada e limitada por legislação, para que seja um alimento seguro.


E aí? Você sabia dessas diferenças? Já tinha ouvido sobre as etapas de processamento do açúcar? Ficou alguma dúvida? Qual açúcar você consome? Comente aqui no Blog!


Fontes:

 
 
 

©2020 por Potybá. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page