Você conhece os benefícios de bebidas fermentadas não alcoólicas?
- Nina James
- 9 de set. de 2022
- 2 min de leitura

“Bebidas fermentadas” é o nome dado para qualquer bebida feita a partir de um líquido que foi fermentado por uma cultura de bactérias ou leveduras por tempo suficiente para ocorrerem mudanças na composição do líquido original. Normalmente são feitas a partir de pedaços de frutas (como os produtos Potybá) ou suco, grãos úmidos, chá ou até leite.

A cultura de bactérias e leveduras é característica para cada bebida, e esses microorganismos são conhecidos como “probióticos”. Durante a fermentação, eles podem se alojar na superfície do líquido, na forma de uma placa gelatinosa, mas também se encontram espalhadas por todo o “mosto”, que é o líquido que está sendo fermentado. Essa placa gelatinosa é chamada de SCOBY, e significa “symbiotic culture of bacteria and yeast”, ou cultura simbiótica de bactérias e leveduras, em português.

Acredite, existem muitos tipos de bebidas fermentadas não alcoólicas, como Kombucha, kefir, tepache, kvass ou mesmo nosso Molho Agridoce Potybá e nossa bebida frisante PotyPop. Apesar de fermentadas, essas bebidas citadas contem pouco (menos de 1%) ou nenhum álcool. Você pode pensar nessas bebidas mais como um substituto para refrigerantes que um substituto para cervejas ou vinhos. Um substituto saudável!
As bebidas fermentadas existem há séculos, e recentemente, estudos científicos tem mostrado seus benefícios. Vamos citar alguns dos mais conhecidos:
- Equilibram o sistema digestivo: são fontes de microorganismos benéficos, que vão morar no seu intestino, ajudar na digestão e a combater bactérias invasoras, mantendo você mais saudável.
- Melhoram o sistema imunológico: de novo são os microorganismos agindo! Eles travam uma verdadeira guerra contra os invasores no nosso organismo.
- Auxiliam com a inflamação: A fermentação produz alguns compostos antioxidantes que captam radicais livres e diminuem a inflamação no nosso organismo. E com isso diminuem o risco de diversas doenças inflamatórias, como doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes e até alguns tipos de câncer.
- Melhoram o humor: Pesquisadores descobriram que o intestino está ligado a neurônios que podem afetar nossas emoções e sentimentos. A serotonina, por exemplo, é produzida no intestino. Não é à toa que chamam uma pessoa irritadiça de “enfezada”. Já tinha pensado nisso?
Então, quando você pensar em probióticos, não pense que eles apenas “facilitam o n.2”. Lembre-se que hoje em dia o sistema digestivo é considerado o segundo cérebro, e que com uma flora intestinal equilibrada você fica muito mais saudável e bem-humorado.
Referências:
Marsh, A. J.; Hill, C.; Ross, R. P.; Cotter, P. D. Fermented beverages with health-promoting potential: Past and future perspectives. Trends in food science & technology, 2014, Vol.38 (2), p.113-124
Valero-Cases E, Cerdá-Bernad D, Pastor J-J, Frutos M-J. Non-Dairy Fermented Beverages as Potential Carriers to Ensure Probiotics, Prebiotics, and Bioactive Compounds Arrival to the Gut and Their Health Benefits. Nutrients. 2020; 12(6):1666.